sábado, 19 de novembro de 2011

Imigrantes Italianos

Imigrantes italianos
No século XIX, vários grupos de imigrantes vieram para o Brasil. Com o consumo do café popularizado na Europa e nos Estados Unidos,as lavouras de café no estado de São Paulo e Rio de janeiro cresceram rapidamente, precisando de mão -de - obra para trabalhar nas lavouras. Desse modo, o governo brasileiro  incentivou a vinda de trabalhadores europeus para o nosso país.
Entraram no Brasil imigrantes de várias nacionalidades: italianos, alemães, espanhóis, sírios, libaneses, poloneses, etc.
Fugindo de conflitos e da pobreza vieram os italianos, em busca de melhor condição de vida.
Muitos italianos se estabeleceram na cidade de São Paulo. Se dedicaram ao trabalho nas industrias que estavam surgindo, outros se tornaram barbeiros, alfaiates, marceneiros, vendedores ambulantes. Se dedicaram ao artesanato, coonfeccionaram gaitas, vinho, trabalho com vime. Foram também para o  Rio grande do Sul, Parana e Santa Catarina, para trabalhar com agricultura.
A contribuição da cultura  italiana com a brasileira, é observada especialmente na alimentação: pão italiano e massas em geral.
Jogos como a bocha, morra ou baralho também são de costumes italianos.
Os imigrantes italianos também tinham o costume de organizar grandes reuniões entre parentes para celebrar nascimento, aniversários, casamentos e batizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário